14 de nov de 2006

Esporte Amador Santista e Cia

Olá pessoal. Finalmente consegui encontrar um espaço para contar minhas histórias e tentar preservar a memória do esporte amador de Santos e do futebol de várzea. Como todos estão carecas de saber este último está em pleno processo de extinção.

Essa modernidade até que é uma coisa muito boa. Pensei em fazer um site, muito caro. Falei e pesquisei do interesse com várias pessoas e nada. Falei, falei, expliquei, dei a entender, subi, desci e quando estava perdendo a minha pouca paciência surgiu à idéia de criar um blog. Na hora, pensei: blog? Ah! Lá vem outra bomba para me espezinhar a paciência. Eu não tenho mais idade pra aprender o "informatiquês" e não entendo bulhufas de programação. É muita informação pra minha cabeça e não era isso que eu queria.

Conversando com uma pessoa amiga fiquei convencido de que a única saída era essa, até porque era "de grátis", como dizemos na gíria. Ouvi atentamente e não é que fiquei animado? Quando pensava que não tinha mais nada pra aprender, eis que surge o computador de quem serei seu escravo por um bom tempo. Ainda não domino bem essa engenhoca, mas, até que não é tão complicado assim.

Passado o susto, tratei de reunir minhas idéias novamente e calcei as chuteiras para dar o pontapé inicial.

Minha história com o esporte amador é antiga, e quem me conhece sabe bem do que estou falando. Reuni todo meu acervo, digitalizei mais de 1000 fotos, conversei com amigos que confiaram em mim e cederam material para alimentar este projeto. Então, respirei fundo e, finalmente, me enchi de confiança e aqui estou.

É o meu desejo, além de homenagear uma gama de atletas amadores que tanto colaboraram para o engrandecimento do esporte santista, também, prestar honrarias àquelas pessoas mais humildes que de certa forma se entregaram de corpo e alma para o sucesso de seus clubes. Na verdade, incluem-se treinadores, roupeiros (na várzea... "carregadores de saco e bola"), lavadeiras, que muita vezes, as próprias esposas, e até mesmo jogadores que não conseguiram brilhantismo, mas, que tiveram méritos em suas conquistas. Teremos muitos "causos”, curiosidades e já estou pensando em fazer alguns vídeos.

Criei uma galeria dos atletas considerados "Os fora de série" e "Os fora da lei”, que será editada todo mês e garanto que será muito interessante.
Então teremos: blog (texto), flog (fotos) e vlog (vídeos)... É pessoal, estou me sentido o próprio Bill Gates, da periferia!

Agradeço se deixar um comentário e espero contar com sua colaboração no envio de seus acervos e "causos". Portanto, não se preocupem com a forma de sua redação, pois, ela será revisada por nosso editor. Enfim, o sucesso deste Blog depende exclusivamente de você.
Este blog servirá como preparativo àquilo a que me proponho fazer futuramente, que seria a montagem do MUSEU VIRTUAL DO ESPORTE AMADOR DE SANTOS. Meu sonho maior!.

Abraços a todos! Gigi.

Nenhum comentário: