11 de fev. de 2007

"De Vaney" -Poeta da Crônica Esportiva

Bem gente! Estou de volta e com a corda toda.
Não poderia deixar de comentar sobre o centenário de nascimento daquele que foi, na minha opinião, o maior jornalista esportivo de todos os tempos, o nosso inesquecível e lendário Adriano Neiva da Motta e Silva, mais conhecido por "De Vaney", a ser comemorado no próximo dia 22 de fevereiro
.




Considerado como o poeta da crônica esportiva brasileira, era dono do arquivo mais completo sobre o futebol brasileiro, e a sua dedicação para manter viva a memória do esporte santista foi a minha fonte de inspiração para criar este blog. Seu filho, Álvaro Motta, um grande e estimado amigo, mais conhecido no meio desportivo como Maguinho, também foi um dos responsáveis por este trabalho, principalmente pelo incentivo oferecido.
O acervo de De Vaney foi cedido para o Centro da Memória Esportiva, batizado com o seu nome, e encontra-se à disposição do público no Ginásio Municipal de Esportes Rebouças, na Ponta da Praia, em Santos.
De Vaney sempre cobrou a necessidade de se organizar o futebol de praia e daí tornou-se o maior incentivador da fundação da Liga de Futebol de Praia. Em consequência, surgiu um dos maiores campeonatos de futebol realizados na Baixada Santista, na década de 60, lembrado até hoje por todos os esportistas como os "Anos Dourados". Portanto, em reverência à sua pessoa não ouso relatar a história do futebol de praia, e sim reproduzir abaixo a sua matéria publicada naquela época, em 07 de outubro de 1967.











Abraços a todos....Gigi!

Nenhum comentário: